domingo, 7 de novembro de 2021

Saudade Enraizada

 Entre as árvores de minha infância,

escuto o choro de seus lamentos,

enquanto apodrecem e despencam

sobre a terra seca pelo vento...

Sinto escorrer as últimas gotas

da seiva d’alguma alegria antiga

esquecida entre o farfalhar

das folhas que piso,

perdido entre os caminhos

de minha estéril e precoce

viuvez (re)sentida...

 

Como se vivo fosse,

vago penando

neste lote mórbido

neste cemitério verde

desbotado,

onde me enterro

velando sua espera.

 

O sangue corre por meus olhos,

gotejando sua ausência,

clamando em silencio

por versos que confortem

o adeus engasgado

o beijo negado

o sorriso pálido da despedida...

Até logo não basta,

pois a dor só aumenta,

enraíza e aprofunda,

rasgando a carne ferida

pela faca do silêncio

que ecoa sua partida.

 

Entre todas as dores,

entre tantas fincadas,

que a alma sofre

(sofreu ou sofrerá)

nenhuma é tão cruel e desalmada

quanto a saudade

que me causa

a tua falta.

 

Saudade.

Essa “palavra triste”,

cafona e desgastada,

é a única que me veste

na nudez do desterro de ti.

 

Nenhuma outra palavra,

íntima ou estrangeira,

nenhum aforismo ou metáfora,

nenhum pranto ou canção,

nenhum desses versos

vindos no vento,

seria capaz

e talvez nem ela...

saudade...

na qual me enraízo

e me arrasto

às profundezas

das vastas miudezas

de tudo

em que você falta.

 

Para essa saudade

que dilacera minhas entranhas,

não há remédios nem perdão,

não há vingança nem consolo,

nem fumaça nem reza,

nada rega e nada seca,

apenas árvores mortas,

na alma desmatada,

floresta derrubada

desmorona em mim

por lágrimas pesadas

que inundam,

neste dia de sol,

a mente desarmada

com seus versos esquartejados,

sentimentos silenciados

e pensamentos suicidas...

 

Faltam escudos e palavras,

faltam lembranças e risadas,

danças ou piadas,

que possam preencher o vazio

da tristeza desterrada

pelo chão que escorrega

meu corpo e alma

isolado(s)

de toda e qualquer bonança,

deixando-se inundar

afundar

afogar

sufocar

num mar de pressa angustiada

onde não me resta mais nada

a não ser esperar.

 

Esperar e escutar:

o pássaro que chora ou gargalha,

escondido entre as árvores mortas

de saudade.

Saudade (canta o pássaro),

Saudade, saudade,

bem te vi, saudade...

 

Bem te vi, saudando, ó saudade...

Mal te vi, saúdo,

suado de sal...

Sau-da-de!

O sol te esconde,

saudade...

Saudade e sal...

sal de saudade...

Sórdida saudade...

Só saudade

e nada mais.

 

 

Y.G.S.O.

7 de novembro de 2021

Nenhum comentário:

Postar um comentário