sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Carta aos (e)leitores conscientes.

As vésperas das eleições presidenciais de 2010 trago uma novidade que não acontece a quase 2 anos aqui no blog que é um texto em prosa. Não foi opção, tentei diversas vezes escrever poemas de cunho político, como tantos outros que já fiz sobre temas relacionados, mas infelizmente todos acabavam se tornando monótonos, propagandísticos e superficiais. Talvez seja por acumulo de idéias, oriundas de tantos textos jornalísticos(logo, obviamente, em prosa) que tenho lido. Portanto terei que escrever desta maneira que respeito tanto quanto a poesia, mas que normalmente não consigo encaixar ao meu “estilo” em construção e diária metamorfose.
O que eu não queria era deixar de falar sobre alguns pontos deste vasto tema que é a política e que vejo como essencial para todos nós. Acredito, assim como Bertolt Brecht ou Felipe Neto, que falar sobre política e se interessar pela mesma não é questão de opinião ou gosto. A pesquisa eleitoral, o voto consciente e o debate/informação política deve ser uma obrigação de cada cidadão, independente da corrente ideológica, e a pessoa que não acredita e não pensa nisso não tem o direito de reclamar de nada que venha a parecê-lo ruim no governo, seja ele qualquer que seja. O “analfabeto político”, termo criado e muito bem colocado por Brecht, não tem o direito de reivindicar seus direitos, nem de reclamar da corrupção, ou do abuso de poder publico, ou da fila do hospital, ou de qualquer outra coisa, que quando ele teve a chance de tentar mudar ele preferiu assistir Passione ou jogar MiniFazenda no Orkut.
Além dos retardados que reclamam do horário político não pela má distribuição do tempo e sim por atrasar a novela e a cara-de-pau do “monopólio televisivo”, que eu não vou e debater agora por não conseguir acabar fazendo propaganda política, outro ponto que me incomoda bastante nessa época de eleições é a “lixarada” “política” que fica as ruas. Sobre esse assunto eu podia escrever mais, mas como já disse eu não sou muito bom em prosa e nem em disfarçar minha posição ideológica, portanto farei de minhas as palavras de um vídeo que eu vi no YouTube e achei simplesmente fantástico:

http://www.youtube.com/watch?v=lt9rOOiOEU0

Gostaria de falar mais coisas sobre esse tema tão vasto e que tanto me interessa, e espero que a vocês também, mas meu preconceito com textos longos impedem. Mas estarei disposto a debater com qualquer um que queira falar sobre o assunto antes ou depois das eleições. Lembrem-se sempre de não confiar apenas nos “jornalões” elitistas que tem o monopólio do poder midiático brasileiro, quem quiser recomendo dar uma olhada nos links aqui ao lado em “Informe-se de Verdade”. Só pra dar uma explicada aos desavisados são minhas 3 principais fontes informativas a “Agência Carta Maior” um editorial 100% online que na minha opinião é a melhor entre as 3 em épocas não eleitorais, tendo em vista sua imparcialidade clara, em defesa do governo petista, nessa época de eleições(pelo menos é algo contra o conservadorismo global/folha) o que a faz perder um pouco de credibilidade, o site das revistas “Carta Capital”(esquerda não declarada) e a “Le Monde Diplomatique Brasil” (não olhei o site esse mês por ter comprado a revista que está simplesmente fantástica, trazendo a tona os problemas em questão com a visão mais imparcial e séria que eu li no mês de Setembro).

Bom, é isso pessoal, espero que tenham gostado essa fuga do padrão dos “poemas de uma mente urbana perdida”. Obrigado pela atenção e bom voto consciente no domingo, independente de sua opção política, e um abraço especial aos eleitores do Plínio (=X) auhauhauahuah, desculpe, não resisti, apenas brincadeira.

Yan D.

4 comentários:

  1. Cara, ficou mt maneiro, e muita gente nao enxerga tudo aquilo que vc citou, como a importancia do horario politico, ou entao a ignorancia plena, achando que todos sao corruptos e querendo anular sempre os votos. E cara, realmente faz mt sujeira, sem contar com os panfletos né? Eu acho ridiculo. Mas fazer o que né....
    Mas enfim, sua prosa foi bacana, na verdade foi um Artigo de Opiniao, mas cara, valeu bastante a tentativa, ficou maneiro, e apoio vc fazer mais!
    Abraçao! =D

    ResponderExcluir
  2. Brigadão pela força brather. Seus comentarios sempre me incentivam a continuar. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. *----* Brigado Jamilly. Embora não concorde é bom saber que além de ter gente lendo tem gente gostando =D hehehe ...

    ResponderExcluir